São Marco

A São Marco

Reproduzir vídeo

Com mais de 60 anos de experiência a SÃO MARCO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA é o segundo fabricante de fio magneto mais importante do Brasil, além de produzir vernizes eletroisolantes, resinas e lubrificantes. Somos reconhecidos como uma das companhias mais importantes do ramo, tanto por seu volume de vendas como por sua qualidade, confiabilidade e serviço.

Histórico

Conta com profissionais especializados, entre eles, administradores, engenheiros, químicos e técnicos, além de equipamentos eficientes e contínua expansão produtiva.

Todo o esforço de criatividade e desenvolvimento foi e continua sendo uma genuína realização nacional.

Por iniciativa de Catherine, esse pequeno patrimônio é utilizado para dar início à “Eletro SÃO MARCO Ltda.”, em 25 de Janeiro de 1946, tendo como sócios iniciais Catherine Verrone Raso, a viúva, Angelo Costabile e Hugo Raso, seus filhos, e Carmine Verrone, seu cunhado.

Após a fundação, os filhos dos fundadores formaram a diretoria da empresa, especializada na produção de Fios Esmaltados para enrolamentos, além de fios revestidos com materiais fibrosos.

São Marco Indústria e Comércio Ltda., fundada em 1946 como “Eletro São Marco Ltda.” iniciou suas atividades industriais na produção de fios de cobre esmaltados para enrolamentos e alguns tipos de fios revestidos com materiais fibrosos, ocupando naquela época, uma pequena área à Rua Serra de Jairé, 720, São Paulo/SP.

Através do aperfeiçoamento de seus produtos e desenvolvimento industrial e técnico, a empresa entrou em franca evolução.

Ainda em São Paulo, em 1953, preocupada em tornar-se independente em relação à fabricação de seus produtos, fundou a “Indústria Química São Marco Ltda.” que, com a colaboração do Engenheiro Químico Duarte Ventura Dias, desenvolveu o próprio esmalte para fios, tornando-se independente de alguns poucos fabricantes de esmaltes.

Esta nova empresa, através dos anos, ramificou a sua produção passando a produzir também vernizes eletro-isolantes, adesivos e tintas e, em 1957 foi transferida para Extrema/MG.

Em 1971, a Eletro São Marco adquire mais uma unidade em Três Corações/MG, a então denominada IMSA, Indústria Metalúrgica Sul Americana S/A, uma indústria Argentina que foi totalmente nacionalizada, com a finalidade de atender as necessidades de produção do grupo, então denominado São Marco Minas S/A Condutores Elétricos.

Como geralmente ocorre nos empreendimentos pioneiros, não foram poucas as dificuldades que tiveram de ser vencidas, tanto em relação ao gradual aperfeiçoamento técnico dos seus produtos, quanto aos capitais necessários ao desenvolvimento da empresa.

Em 1996, a São Marco é incorporada pelo grupo mexicano, AXA, atualmente denominado Xignux. Em 1997 as plantas de São Paulo e Extrema são transferidas para o município de Três Corações-MG formando um único complexo industrial.

 Pelo esforço conjugado dos seus diretores, departamentos e colaboradores, o desenvolvimento industrial e técnico não cessou de evoluir e, hoje, é com natural satisfação que pode se apresentar ante o mercado consumidor do Brasil em igualdade de condições, no que diz respeito ao aperfeiçoamento técnico com os mais competentes produtores internacionais.

Como resultado desse esforço, a pioneira, Eletro São Marco Ltda., apresenta, hoje, um agrupamento industrial, harmoniosamente complementado, que torna possível não apenas a manutenção do seu lugar privilegiado no parque industrial do país, como ainda objetivar um contínuo desenvolvimento com os olhos voltados para o futuro.

São Marco produz vergalhões de cobre e alumínio eletrolíticos e fios magnetos esmaltados de todos os tipos, vernizes isolantes, resinas, esmaltes e lubrificantes para os fios e especialidades ligadas ao ramo. E para um melhor desempenho das suas atividades, a empresa procura dirigir o esforço geral na produção especializada dos fios magnetos esmaltados de todas as categorias, evoluindo continuamente, não apenas na expressão numérica da expansão dos seus negócios, como também no aprimoramento técnico da sua produção.

Conta com profissionais especializados, entre eles, administradores, engenheiros, químicos e técnicos, além de equipamentos eficientes e contínua expansão produtiva.

 

Todo o esforço de criatividade e desenvolvimento foi e continua sendo uma genuína realização nacional.

Valores

Em nossa organização valorizamos a dignidade das pessoas, propiciamos seu desenvolvimento pessoal e profissional, e apreciamos suas idéias e sugestões.

Em consequência, promovemos um trabalho digno e fomentamos a qualidade de vida de nossos colaboradores e suas famílias.

A honestidade, a consistência e a austeridade são nossos compromissos, falamos com a verdade e atuamos em consequência, preservamos o patrimônio da empresa, a comunidade e a pessoa.

Assumimos a responsabilidade de nossas decisões e ações, assegurando o cumprimento de nossos compromissos e a confiabilidade ante nossos clientes, pessoas, instituições financeiras, fornecedores, acionistas, comunidade e meio ambiente.

Consideramos que os melhores resultados são possíveis através do trabalho em equipe, caracterizado pela abertura a novas idéias, espírito de serviço, o respeito e o aprendizado colaborativo em um clima de confiança.

Através da inovação buscamos a sustentabilidade, crescimento e liderança da empresa, mediante o desenvolvimento de novos produtos, serviços, processos, negócios e mercados.

Entender e superar as expectativas de nossos clientes, consumidores e usuários é uma prioridade em nossa empresa. De sua satisfação depende nossa permanência e crescimento.

Missão

Fornecer à indústria elétrica, produtos e serviços com a melhor qualidade e preços competitivos, satisfazendo clientes, colaboradores, acionistas e comunidade, respeitando e preservando o meio ambiente, para manter a organização em contínuo desenvolvimento. 

Visão

Ser o fabricante mais competitivo de fios magnetos e produtos correlatos da América do Sul com crescimento sustentável e rentabilidade adequado.